Governo Bolsonaro, ações louváveis. Borba Gato. E outras notas breves.

Em entrevista, de um pouco mais de onze minutos, à TV Asa Branca, de Caruaru, Pernambuco, o presidente Jair Messias Bolsonaro diz que vivemos os brasileiros dias difíceis; não esquece do Auxílio Emergencial; critica, uma vez mais, a política do “Fique Em Casa, a Economia a Gente vê Depois”; condena os governadores que decretaram quarentenas, lockdowns, restrições às atividades comerciais; e chama a atenção para o endividamento público brasileiro e para a retomada das atividades do setor turístico, não se esquecendo de mencionar que o ramo de hotéis, restaurantes e bares foram imensamente afetados pelas políticas restritivas, arbitrárias, de governadores e prefeitos. E elogia o ministro do turismo, Gilson Machado. E fala da Amazônia, pólo turístico de imenso potencial. E mais uma vez, trata do Pronampe – programa econômico de auxílio às micros e pequenas empresas -, que garantiu a preservação de doze milhões de empregos. E apresenta dados do índice de empregos, no Brasil, em 2019, 2020 e 2021, com a adição de um detalhe de chamar a atenção: que ao encerramento do ano de 2020, apresentava o Brasil taxa de ocupação de trabalhadores empregados superior à de 2019, e que em 2021, a economia do Brasil recupera-se do baque sofrido em 2020. Faz menção à lei de liberdade econômica, o Governo Federal a desregulamentar vários setores da economia e reduzir a burocracia, políticas, estas, que resultaram em melhorias à saúde financeira de muitas empresas. E afirma que é sua política “tirar o Estado do cangote do trabalhador.”
Ao ouvir o presidente Jair Messias Bolsonaro, obrigo-me a concluir que ele não é o espantalho que dizem que ele é os anti-bolsonaristas. É ele um homem íntegro, seguro de si, determinado, que está, na medida do possível, a cumprir, ao contrário do que dizem os ex-bolsonaristas que nunca foram bolsonaristas, o compromisso que assumiu com os brasileiros. É ele um homem de autoridade moral inegável, de admirável força de vontade, de sinceridade ímpar, de coragem ilimitada; não é um sujeito inconsequente, que almeja solucionar, num ímpeto de abnegação romântica irresponsável e insana, a assumir a figura de um voluntarioso herói aguerrido; não tem a mentalidade revolucionária que move muitos de seus supostos aliados, intelectuais em particular, que já se revelaram seus inimigos viscerais, mas como tais não se declaram, e que estão sempre a constrangê-lo a assumir posturas condizentes, não com as de um chefe de estado, que “joga dentro das quatro linhas da Constituição”, e sim com as de um líder revolucionário, que tem de pôr no chão as instituições nacionais, demolir o que eles chamam de estamento burocrático – mas os abnegados intelectuais que se oferecem para conselheiros (melhor, tutores, pois, presunçosos, se têm na categoria de sábios omnissapientes, e para eles é o presidente do Brasil um tipinho reles, tolo, ignorante, milico positivista abrutalhado que não sabe combater o comunismo, de minúscula – ou nenhuma – inteligência e grandiosa estúpidez) do presidente não dizem o que será erguido no lugar das instituições postas abaixo.


*

O jornal Gazeta do Povo publica, dia 16/10/2020, o artigo “Borba Gato e o Delírio Arianista da Esquerda Paulistana”, de Bruna Frascolla Bloise. Borba Gato, diz a autora, um bandeirante, era caboclo; e tal qual os seus irmãos de aventuras, homem independente, insubmisso. E além de outros dados a respeito de tão lendário personagem, a autora diz que é o papa do racialismo brasileiro Abdias do Nascimento, para quem é genocídio a miscigenação.


*


A Secom, Secretaria de Comunicação (do Governo Federal), informa, no dia 29/07/2021, que o governo prorrogou as ações da Força Nacional no Amazonas, a Operação Arpão I, e na terra dos índios Apyterewa, localizada no estado do Pará, e nas proximidades do Rio Negro e do Solimões, os atos em apoio à Funai e contra grupos organizados de exploração ambiental e narcotraficantes.


*


Consideram-se de vanguarda, portanto, superioras, pessoas que acreditam que as maquininhas eletrônicas de votação são o suprassumo da tecnologia, o ponto mâximo jamais atingido pela ciência universal, e que qualquer alteração em sua configuração configura-se um retrocesso tecnológico, em especial se se pedir que ela imprima em papel o voto. Aldo Lebed critica, com sarcasmo ferino, um professor universitário que se opõe à proposta de urna auditável. Impressiona-me a estupidez das pessoas que se opõem ao voto impresso, induzidos pela mídia, que se esmera, numa campanha patética, contrária à urna auditável e ao voto impresso, usando argumentos os mais estapafúrdios.


*


Devo respeitar o Luciano Hang?
Se levasse ao pé da letra as lições que recebi de meus pais e avós, eu jamais respeitaria o Luciano Hang: “Sergio, respeite, sempre, quem tem mais cabelos brancos do que você.”


*


O que eu sei de vírus!? O suficiente para entender que os vírus não seguem orientações da Organização Mundial da Saúde, e tampouco respeitam decretos de presidentes, governadores e prefeitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Polifonia Literária

Um espaço voltado para o desenvolvimento criativo de textos literários.

divinoleitao.in

Rede pessoal de Divino Leitão.

Reflexões para os dias finais

Pensamentos, reflexões, observações sobre o mundo e o tempo.

PERSPECTIVA ONLINE

"LA PERSPECTIVA, SI ES REAL, EXIGE LA MULTIPLICIDAD" (JULIÁN MARÍAS)

Pensei e escrevi aqui

— Porque nós somos aleatórias —

On fairy-stories

Fantasia, Faërie e J.R.R. Tolkien

DIÁRIO DE UM LINGUISTA

Um blog sobre língua e outros assuntos

Brasil de Longe

O Brasil visto do exterior

Cultus Deorum Brasil

Tudo sobre o Cultus Deorum Romanorum, a Antiga Religião Tradicional Romana.

Carlos Eduardo Novaes

Crônicas e outras literatices

Coquetel Kuleshov

um site sobre cinema, cinema e, talvez, tv

Leituras do Ano

E o que elas me fazem pensar.

Leonardo Faccioni | Libertas virorum fortium pectora acuit

Arca de considerações epistemológicas e ponderações quotidianas sob o prisma das liberdades tradicionais, em busca de ordem, verdade e justiça.

Admirável Leitura

Ler torna a vida bela

LER É UM VÍCIO

PARA QUEM É VICIADO EM LEITURA

Por Yla Meu Blog

Escritora ○ Poetisa ○ Romancista ○ Lírica

Velho General

História Militar, Geopolítica, Defesa e Segurança

Espiritualidade Ortodoxa

Espiritualidade Ortodoxa

Entre Dois Mundos

Página dedicada ao livro Entre Dois Mundos.

Olhares do Mundo

Este blog publica reportagens produzidas por alunos de Jornalismo da Universidade Mackenzie para a disciplina "Jornalismo e a Política Internacional".

Bios Theoretikos

Rascunho de uma vida intelectual

O Recanto de Richard Foxe

Ciência, esoterismo, religião e história sem dogmas e sem censuras.

.

.

Prosas e Cafés

(...) tudo bem acordar, escovar os dentes, tomar um café e continuar - Caio Fernando Abreu

OLAVO PASCUCCI

O pensamento vivo e pulsante de Olavo Pascucci

Clássicos Traduzidos

Em busca das melhores traduções dos clássicos da literatura

Ensaios e Notas

artes, humanidades e ciências sociais

Minhas traduções poéticas

Site de tradução de poesias e de letras de música

Além do Roteiro

Confira o podcast Além do Roteiro no Spotify!

Farofa Filosófica

Ciências Humanas em debate: conteúdo para descascar abacaxis...

Humanidade em Cena

Reflexões sobre a vida a partir do cinema e do entretenimento em geral

resistenciaantisocialismo

Na luta contra o câncer da civilização!

História e crítica cultural

"Cada momento, vivido à vista de Deus, pode trazer uma decisão inesperada" (Dietrich Bonhoeffer)

Devaneios Irrelevantes

Reflexões desimportantes de mais um na multidão com tempo livre e sensações estranhas

Enlaces Literários

Onde um conto sempre puxa o outro!

Ventilador de Verdades

O ventilador sopra as verdades que você tem medo de sentir.

%d blogueiros gostam disto: